Perguntas Frequentes

Caso sua dúvida não estiver na lista abaixo, entre em contato conosco.

Perguntas Frequentes sobre o Programa Brazilian Footwear

Perguntas Frequentes sobre o Brasil & a Indústria Calçadista

Perguntas Frequentes sobre apoio com Informações de Mercado & Pesquisas

Respostas sobre o Programa Brazilian Footwear

O que é o Brazilian Footwear?

O Brazilian Footwear é o Programa de Promoção às Exportações Brasileiras de Calçados coordenado pela Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, em parceria com a Apex Brasil – Agência de Promoção às Exportações e investimentos.

Voltar para o topo
Quais são os objetivos do Brazilian Footwear?
O Brazilian Footwear tem como principais objetivos:
  • • Aumentar as exportações brasileiras de calçados
  • • Elevar a participação de marcas próprias brasileiras na pauta de exportação
  • • Promover a imagem do calçado brasileiro no exterior
  • • Ampliar o valor total das exportações nos mercados-alvo
  • • Promover a qualificação das empresas nas competências necessárias para exportação
  • • Aumentar o número de empresas ativas em promoção comercial no exterior
Voltar para o topo
Quais são os mercados-alvo de atividades do Brazilian Footwear?

Atualmente os mercados-alvo das atividades promovidas pelo Brazilian Foowear são: Alemanha, França, Itália, China, Hong Kong, Colômbia e Estados Unidos. Para conhecer as atividades desenvolvidas nesses mercados acesse o link Activites.

Voltar para o topo
Quais os tipos de atividades do Brazilian Footwear?

O Brazilian Footwear realiza atividades de qualificação, promoção comercial e posicionamento da imagem do calçado brasileiro. Entre elas se destacam: Projetos Compradores Nacional e Regional, Projetos Imagem, Promoção em Feiras Internacionais, Missões Comerciais, Missões de Cultura Exportadora, Campanha Publicitária Internacional, Press Meetings e Ações de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa Internacional.

Para consultar o detalhe das atividades promovidas pelo Brazilian Footwear acesse o link Activites.

Voltar para o topo
Quais são as atividades do Brazilian Footwear realizadas nos mercados-alvo?

As atividades desenvolvidas pelo Brazilian Footwear em âmbito internacional são:

  • Alemanha Feira Internacional (GDS - Dusseldorf) Assessoria de Imprensa Internacional Promoção institucional do Brazilian Footwear no mercado
  • Itália Missão Cultura de Design Feira Internacional (MICAM - Milão) Feira Internacional (Expo Riva Schuh- Garda) Divulgação de Produtos Relações Públicas Promoção institucional do Brazilian Footwear no mercado
  • França Feira Internacional (Premiére Classe - Paris) Assessoria de Imprensa Internacional Suporte de Consultoria Comercial do Mercado
  • EUA Feira Internacional (Coterie – Nova York) Feira Internacional (Platform – Las Vegas) Press Meeting Nova York Assessoria de Imprensa Internacional
  • Colômbia Feira Internacional (IFLS - Bogotá) Press Meeting Bogotá Assessoria de Imprensa Internacional Promoção institucional do Brazilian Footwear no mercado
  • Ásia (Hong Kong e China) Showroom Internacional Brasil-Ásia (Hong Kong, Pequim, Xangai) Relações Públicas Promoção institucional do Brazilian Footwear no mercado

Para consultar mais informações sobre estas atividades, acesse o link Atividades internacionais.

Voltar para o topo
Quais são as atividades do Brazilian Footwear realizadas no Brasil?

As atividades desenvolvidas pelo Brazilian Footwear em âmbito nacional são:

Projeto Comprador na Feira Francal – São Paulo (Primavera/Verão) Projeto Comprador na Feira Couromoda – São Paulo (Outono/Inverno) Projeto Comprador Regional – nos eventos regionais de Nova Serrana/MG, Belo Horizonte/BH, Gramado/RS, São João Batista/SC, Franca/SP e Sapiranga/RS Projeto Imagem na Feira Francal – São Paulo (Primavera/Verão) Projeto Imagem na Feira Couromoda – São Paulo (Outono/Inverno)

Para consultar mais informações sobre essas atividades acesse o link Atividades nacionais.

Voltar para o topo
Quais são as marcas brasileiras participantes do Brazilian Footwear?

Para conhecer as marcas participantes do Brazilian Footwear, acesse o link Products & Brands.

Voltar para o topo
Quem participa do Brazilian Footwear?

O programa Brazilian Footwear é composto por empresas brasileiras calçadistas que possuem marca própria e que têm interesse em investir no mercado internacional ou ampliar a sua participação no exterior.

Voltar para o topo
Quais são os requisitos mínimos para participar do Brazilian Footwear?
De acordo com os requisitos mínimos para a participação no Brazilian Footwear, a empresa deve:
  • • Possuir registro de pessoa jurídica ativa;
  • • Ser uma empresa brasileira (fabricante ou representante de calçados);
  • • Possuir marca própria e brasileira de calçados;
  • • Cumprir a legislação não empregando menores de dezesseis anos;
  • • Realizar ou ter interesse na atividade exportadora contínua;
  • • Possuir profissional ou prestador de serviço habilitado em comércio exterior;
  • • Conhecer as atividades e estar alinhado com os objetivos do programa.
Voltar para o topo
Quais são as regras gerais do Brazilian Footwear?
Conforme as regras gerais de participação no Brazilian Footwear, a empresa deve:
  • • Indicar um responsável pelo relacionamento entre a empresa e o Programa;
  • • Manter os cadastros da empresa, da marca e dos seus produtos atualizados no catálogo virtual;
  • • Participar continuamente das atividades do Programa;
  • • Responder as avaliações e pesquisas sobre a empresa e resultados de atividades que participar;
  • • Cumprir com as prestações de contas financeiras e técnicas das atividades que participar.
Voltar para o topo
Como participar do Brazilian Footwear?
Toda a empresa interessada em participar do Programa Brazilian Footwear deve passar por um processo de avaliação antes de formalizar sua participação. Os passos são:
  1. 1º. Entrar em contato para que a equipe possa apresentar o Programa;
  2. 2º. Preencher e enviar um diagnóstico com informações sobre o perfil da empresa;
  3. 3º. Aguardar a avaliação do Comitê Gestor sobre a aprovação da empresa;
  4. 4º. Se estiver de acordo com as regras gerais do Programa, assinar o Termo de Adesão.

Tenho interesse em participar do Brazilian Footwear! Entre em contato conosco.

Voltar para o topo
Como faço para minha empresa participar de alguma atividade do Brazilian Footwear?

Para a participação em qualquer atividade do Brazilian Footwear, a empresa deve ser associada e acima de tudo, estar alinhada com os objetivos do Programa.
Após realizar o processo de adesão, uma equipe estará disponível para o atendimento e instruções sobre as atividades do Programa.

Tenho interesse em participar de alguma atividade do Brazilian Footwear! Entre em contato conosco.

Voltar para o topo
Como encontrar os produtos e marcas brasileiras participantes do Brazilian Footwear?

Para conhecer as marcas e seus respectivos produtos, participantes do Brazilian Footwear, acesse o link Products & Brands.

Voltar para o topo
Como o Brazilian Footwear se comunica com o mercado?
O Brazilian Footwear se comunica com o público através de: Redes Sociais: Facebook, Twitter e Youtube; Web: site, blogs, newsletter, e-mail marketing; Publicações: Brazilian Footwear Magazine e Vogue Brazilian Footwear; Staff: equipe interna de profissionais que fazem a gestão e operação, consultores, Relações Públicas e Assessoria de Imprensa.

Para esclarecer dúvidas adicionais do Brazilian Footwear, entre em contato conosco.

Voltar para o topo

Respostas sobre o Brasil & a Indústria Calçadista

Qual é o perfil do Brasil em números?
O País passa por um período de desenvolvimento, posicionando-se como uma forte economia mundial.
  • • 5ª maior extensão territorial mundial
  • • 5º maior país em população atrás de China, Índia, EUA, Indonésia
  • • 7ª maior economia do mundo
  • • 6ª maior força de trabalho mundial

Para ver mais informações sobre o Brasil, acesse a área About Brazil.

Voltar para o topo
Qual é a posição do Brasil no mercado internacional de calçados?
O Brasil é um dos principais players de calçados no mercado mundial.
  • • 3º maior produtor mundial de calçados
  • • 4ªº maior consumidor mundial de calçados
  • • 8º maior exportador de calçados

Para saber mais informações sobre a indústria calçadista, acesse a área About Brazil / Shoe Industry.

Voltar para o topo
Como está estruturada a indústria calçadista brasileira?

A indústria calçadista brasileira é uma das mais bem organizadas do mundo. Está dividida em clusters calçadistas, ou seja, em uma mesma localização geográfica, grupos de empresas, fornecedores, agentes de conhecimento, instituições e consumidores se relacionam entre si.
Para conhecer o mapa dessa distribuição na indústria calçadista, acesse a área About Brazil / Shoe Industry.

Voltar para o topo
Quais são os diferenciais competitivos da indústria brasileira de calçados?

A indústria calçadista brasileira se destaca pela competência exportadora, especialista em fazer calçados. Além disso, a diversidade de produtos e de mercados atendidos faz com que o Brasil atenda as expectativas dos mais exigentes consumidores.

Outros diferenciais competitivos são:
  • • O design criativo e brasileiro;
  • • Desenvolvimento de novas tecnologias;
  • • Eficiente cadeia de suprimentos;
  • • Distribuição em polos calçadistas especializados,
  • • Flexibilidade na produção.
Voltar para o topo
Quantos e quais são os mercados internacionais para quem as empresas brasileiras de calçados estão exportando?

As empresas brasileiras expandiram seus mercados de exportação de 99 em 2000 para 150 em 2010. Os 10 principais mercados atendidos hoje em quantidade de pares são: Estados Unidos, Paraguai, Argentina, Espanha, Reino Unido, Bolívia, Itália, Austrália, México e Colômbia.

Para conhecer a relação completa dos destinos das exportações brasileiras de calçados, acesse os relatórios na área What's New / Inteligência

Voltar para o topo
Quais os tipos de calçados comercializados pela indústria calçadista brasileira?

A diversidade é um dos pontos fortes da indústria brasileira de calçados, pois produz e vende todos os tipos de calçados em suas mais de 8 mil empresas.
Isso inclui calçados femininos, masculinos, infantis, dos tipos casual, social, esportivo, ortopédico, de segurança, entre outros.
Uma amostra dessa diversidade pode ser vista no catálogo dos produtos e marcas. Acesse no link Products & Brands.

Voltar para o topo
Quais são as principais feiras de calçados promovidas no Brasil?

O país hoje possui duas grandes feiras internacionais:

COUROMODA (São Paulo/SP) - http://www.couromoda.com/

Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, a COUROMODA reúne mais de 1.000 empresas expositoras, de porte grande, médio e micro, ocupando 51.000 m2 de área de exposição no Pavilhão do Anhembi/São Paulo, para apresentar as coleções outono-inverno de aproximadamente 2.000 marcas. Representando 13 estados brasileiros, as empresas participantes da feira respondem por 90% da produção brasileira do setor, que hoje supera os 850 milhões de pares anuais.

FRANCAL (São Paulo/SP) - http://www.feirafrancal.com.br

A FRANCAL - Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios é um dos principais eventos do setor no Brasil e do mundo. A feira apresenta as novidades da temporada primavera-verão.
São mais de 1.000 empresas expositoras de todos os portes, entre elas, marcas consagradas mundialmente. Reúnem-se em 82 mil m² - área total disponível do pavilhão de exposições do Anhembi – para apresentar seus lançamentos a um público altamente qualificado, formado por cerca de 60 mil profissionais do setor, sendo a maioria formada por lojistas nacionais e internacionais focados na realização de negócios.

Além disso, são realizados eventos regionais nos principais polos calçadistas.
Veja alguns dos principais eventos regionais:

Voltar para o topo

Respostas sobre apoio com informações de mercado & pesquisas

Onde encontro informações estatísticas sobre o comércio exterior de calçados?

As informações de livre acesso divulgadas pela Abicalçados/Brazilian Footwear podem ser obtidas no site na área de Inteligência.
As empresas associadas que precisarem de maior detalhamento podem entrar em contato conosco.

Voltar para o topo
Onde encontro informações sobre mercados internacionais?

Se a sua empresa é associada ao Brazilian Footwear, estarão disponíveis dados e estudos exclusivos para você. Para visualizar esse conteúdo restrito, acesse a área Inteligência com seu login e senha enviados na adesão de sua empresa ao Programa.
As empresas associadas que precisarem de maior detalhamento podem entrar em contato conosco.

Para consultar informações de livre acesso, algumas fontes disponibilizam estudos para consulta:
Apex-Brasil
Brasil Global Net

Voltar para o topo
Onde encontro informações de suporte para exportar calçados?

Se o seu interesse é exportar calçados, as etapas para o processo de exportação, incluindo documentação, podem ser consultadas no site Aprendendo a Exportar Calçados.

Outros Links úteis para suporte ao exportador: Voltar para o topo
Onde encontro informações técnicas e normativas sobre a fabricação de calçados?

Para acessar informações técnicas e normativas sobre a fabricação de calçados, sugerimos a consulta ao website do IBTEC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos.

Voltar para o topo
Onde encontro informações sobre taxas de câmbio?

Para consultar sobre taxas de câmbio, sugerimos a consulta no site do Banco Central do Brasil.

Voltar para o topo
Onde encontro informações sobre tarifas de importação de calçados?

Se seu interesse é consultar taxas de importação do país, sugerimos o cadastro e consulta na ferramenta Market Access Map. Este site é de livre acesso.

Voltar para o topo
Onde encontro informação sobre acordos e barreiras comerciais?

Para a consulta de informações sobre Comércio Exterior, sugerimos a consulta no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC. Nele você encontrará informações como Barreiras Comerciais, Dumping, Tarifa Externa Comum (TEC), entre outras.

Voltar para o topo