Notícias RSS

« Notícias
28/03/2013 - Notícias

Missão explora mercado russo

Grupo de representantes da Abicalçados vai a Moscou entender a demanda do consumidor da Rússia

Um grupo multidisciplinar esteve em Moscou, na Rússia, de 18 a 28 de março para uma missão exploratória que servirá de base para a formação da estratégia de inserção de marca no mercado para as empresas associadas do Brazilian Footwear. Representantes das Unidades de Inteligência, Comunicação e Eventos da Abicalçados - Associação Brasileira das Indústrias de Calçados - tiveram uma agenda preparada para confirmar informações e mesmo esclarecer algumas dúvidas geradas pelo estudo de mercado desenvolvido pelo The Lighthouse Group sobre o país conhecido pelas baixas temperaturas.

 

Na agenda, entrevistas com distribuidores que ainda não trabalham com calçados brasileiros, com empresas já conhecidas das marcas verde-amarelas, encontro com veículos de mídia setoriais, empresas de Relações Públicas e promotoras de feiras. Completaram a agenda as reuniões com Almir Américo, responsável pelo Centro de Negócios da Apex-Brasil - Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos - em Moscou, e com Danilo Costa, responsável pelo setor comercial da Embaixada do Brasil na Rússia.

"Algumas informações são discrepantes e precisaremos pensar qual será a melhor alternativa para nossas marcas no mercado russo. Por outro lado, ficou claro que existe muito espaço para o calçado brasileiro, e o interesse dos distribuidores confirma isso", contou Igor Hoelscher, da Unidade de Inteligência. Segundo ele, apesar de os distribuidores entenderem que os encontros não possuíam um objetivo comercial, eles estavam ávidos por ver amostras e conhecer mais sobre as coleções brasileiras.

 

O trabalho com posicionamento, comunicação e imagem que deverá ser feito no mercado também foi um dos tópicos de discussão durante a Missão. Para Roberta Ramos, coordenadora da Unidade de Comunicação, um direcionamento na comunicação das marcas que já trabalham o mercado pode ser um diferencial para o processo de crescimento do market share na Rússia. "Com alguns ajustes na comunicação e muita atenção ao trabalho feito pelos distribuidores locais, é possível posicionar o calçado brasileiro em um nicho médio-alto que ainda não foi ocupado. Além disso, Rússia e Brasil cresceram em poder de consumo e atraíram os olhos do mundo. É preciso aproveitar esse ponto comum parar criar mais proximidade entre os países", disse.

 

O canal de promoção mais adequado para a entrada do Brazilian Footwear no país gelado é ainda um grande ponto de interrogação. "A Rússia vive uma situação similar a do Brasil quanto à questão feiras. Eventos de nicho foram criados, confundindo compradores que acabam se perdendo na quantidade de opções e variedade de produtos. Agora precisamos avaliar qual desses eventos se adequa melhor ao período de compras do país e qual oferece mais vantagens em termos de promoção comercial", explicou Juliana Kauer, da Unidade de Eventos.

 

O grupo agora planeja a estratégia que deverá ser utilizada para uma Missão Comercial no segundo semestre deste ano, com participação dos representantes de exportação das marcas brasileiras interessadas no mercado. O trabalho de inserção na Rússia foi uma demanda dos empresários do setor durante o planejamento do Brazilian Footwear, programa de promoção às exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Abicalçados e Apex-Brasil.

 

Unidade de Comunicação Abicalçados

« Notícias