Notícias RSS

« Notícias
29/01/2013 - Notícias

Mercado russo é apresentado a calçadistas

Abicalçados promove encontro para falar dos resultados do estudo de mercado

Mercado alvo do Brazilian Footwear, a Rússia foi tema de uma palestra, resultado da pesquisa de mercado contratada pelo programa e apresentado ontem, em encontro com empresários na sede da Abicalçados, em Novo Hamburgo. A Lighthouse, empresa que realizou a pesquisa, trouxe duas representantes ao Brasil, Birgit Von Oehsen e Anastasia Nazarenko, que apresentaram as principais informações de mercado e as melhores oportunidades para os brasileiros no país.


Entre os temas, destaque para a opção diária das russas pelo salto alto. “Usamos salto em todos os momentos: em casa, no trabalho, em eventos sociais. Por isso ele precisa ser resistente e estável”, contou Anastasia. A pesquisadora mencionou também a boa percepção que os russos têm do Brasil. Segundo ela, os cidadãos com mais de 35 anos consideram o país uma referência em calçados de qualidade, com design e preço justo. “Essa boa imagem do Brasil é ainda reforçada pela nossa literatura, que sempre menciona o Brasil como o país dos sonhos”, disse.


Para Cristian Schlindwein, coordenador da Unidade de Inteligência da Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, o estudo é o início de um trabalho de inserção das marcas brasileiras naquele mercado. “Apesar de termos empresas já trabalhando bem por lá, a Rússia ainda é um país desconhecido para muitos e cheio de oportunidades. O estudo é fundamental para que possamos entender como aproveitá-las da melhor forma”, explicou. Uma dessas oportunidades, destacada pelas pesquisadoras, é o fato de os russos não serem fiéis a marcas específicas, mas ao país de origem. “É importante que o Brasil se apresente como marca país, ao invés de empresas isoladas”, falou Anastasia.


O evento contou com a participação de mais de 30 representantes de empresas calçadistas brasileiros interessados em trabalhar com o mercado. O Brazilian Footwear é o programa de promoção das exportações brasileiras de calçados, uma parceria entre Abicalçados e Apex-Brasil, Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos.

« Notícias