Moda

O promissor futuro da moda brasileira

Além de projetar uma imagem positiva dentro e fora do país, o mercado brasileiro da moda movimenta anualmente algo em torno de 140 bilhões de dólares segundo estimativa do Ibope Inteligência. Parte desse sucesso deve-se a reconhecida criatividade do brasileiro, a marcas consolidadas e ao mercado consumidor crescente. A fim de trabalhar de forma integrada, unindo esforços e potencializando resultados, sete associações se reuniram para criar o Brazil Fashion System (BFS), que atua como um potencializador da promoção da moda brasileira em mercados internacionais. O Sistema procura valorizar a autenticidade da produção nacional, focando aspectos que marcam a moda brasileira: diversidade, sustentabilidade e vibração.

O BFS está organizado em cinco comitês temáticos: marca, promoção comercial, design, sustentabilidade e inovação, que se reportam a um comitê gestor, formado por um representante de cada uma das associações. Fazem parte do BFS a Associação Brasileira de Estilistas (Abest), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB), Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem (Abiacav) e Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Outro fato que atrai consumidores para o mercado da moda brasileira é a projeção de top models como Gisele Bündchen, Adriana Lima e Isabelli Fontana e a criação de eventos como o São Paulo Fashion Week e o Fashion Rio. Somado a isso, o Brasil receberá atenção redobrada em função dos eventos esportivos internacionais que acontecerão no país nos próximos quatro anos. O interesse de públicos que até então desconheciam nossa indústria, ou mesmo nosso país, deve atrair cada vez mais consumidores, ávidos por experimentar o Brazilian Life Style, tão difundido como sinônimo de otimismo, energia e alegria. Por isso acredito ser correto afirmar que hoje o Brasil está na moda!

Heitor KleinDiretor Executivo da Abicalçados

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