Nossa Diversidade

Mosaico cultural - A unidade do Brasil é oriunda justamente da sua extensa herança cultural obtida através das sua etnias: europeia, africana, indígena. Porém, um único idioma – o português brasileiro – se encarrega de juntar todas as diferenças.

Formado por uma extensa herança cultural, o Brasil é conhecido por sua notória hospitalidade, diversidade étnica e exuberante natureza. Com sua grande dimensão territorial, o País formado pelos colonizadores europeus, escravos africanos e pela população indígena sabe receber como nenhum outro. Unida por um único idioma - o português brasileiro - que se encarrega de juntar todas as diferenças, a população brasileira é formada ainda pelos imigrantes italianos, japoneses, alemães, árabes, entre outros, que contribuíram para a diversidade do Brasil.

O mosaico cultural abrange diferentes aspectos, como a culinária, dança, artesanato e religião, elementos que integram a cultura de um povo. Toda essa mistura pode ser vista nas diferentes peculiaridades que formam as regiões brasileiras.

Do Norte ao Sul, cada estado tem suas crenças, dialeto e cultura em geral.

No Nordeste, conhecido por suas belas praias, são as danças e festas populares como Bumba meu Boi, Maracatu, Frevo e Capoeira que alimentam a diversão local. Com muito artesanato de rendas, a cultura nordestina tem ainda uma culinária representada por buchada de bode, peixes e frutos do mar, arroz doce, bolo de fubá cozido, pamonha, cocada, tapioca, pé de moleque, entre tantos outros.

A região Centro-Oeste, que abriga a capital do Brasil, a cidade de Brasília, é conhecida pelas cavalhadas e procissão do fogaréu, além da culinária de origem indígena. Já as representações culturais do Norte brasileiro estão nas festas populares como o círio de Nazaré e festival de Paratins, a maior festa do boi-bumbá do país. Assim como o Centro-oeste, a gastronomia apresenta herança indígena, baseada na mandioca e em peixes.

Centro vital do País, a região Sudeste abriga as maiores cidades e é considerada a região mais industrial e agropecuária do Brasil. É nela que estão as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Nos festejos populares se destacam os de cunho religioso, como a festa do divino, Páscoa e dos santos padroeiros. É uma região efervescente, que abriga a maior densidade populacional do País.

Menor região brasileira, o Sul é um grande polo turístico, econômico e cultural, com influência dos imigrantes portugueses, espanhóis e, principalmente, alemães e italianos. Algumas cidades ainda celebram as tradições dos antepassados em festas típicas, como a festa da uva (cultura italiana) e a Oktoberfest (cultura alemã), o fandango de influência portuguesa e espanhola, pau de fita e congada. Na culinária estão presentes o churrasco, chimarrão, camarão, chocolate e vinho.