A Economia

Em 2011, o Brasil ultrapassou o Reino Unido e se firmou como a sexta maior economia do planeta


Ao se firmar entre as maiores economias do planeta do século 21, o Brasil se mostra como uma nação de grandes oportunidades. Em 2011, o País fechou o ano como a sexta maior economia, ultrapassando o Reino Unido, e ficando atrás apenas de Estados Unidos, China, Japão, Alemanha e França. A posição leva em conta o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de tudo o que um país produz.

Com a conquista do selo de “grau de investimento seguro”, o País está atraindo mais investimentos de países ricos, cujas normas impedem aplicar em economias de alto risco. Só em 2011, o Investimento Estrangeiro Direto no Brasil atingiu US$ 69,1 bilhões ou 2,78% do PIB. Volume de investimento estrangeiro que tende a permanecer forte com a aproximação de eventos internacionais sediados no Brasil - como a Copa do Mundo (2014) e as Olimpíadas (2016).

A indústria brasileira é um dos braços fundamentais para a economia e para a geração de emprego no País. E com o objetivo de fortalecer e incentivar o setor, o governo federal criou o Programa Brasil Maior, que prevê, entre 2011 e 2014, um conjunto de medidas que devem estimular o investimento, a inovação, apoiar o comércio exterior e defender a indústria e o comércio interno.

Fontes: FMI, BCB, MDIC/SECEX